
Tendo em vista todos os aspectos que conseguimos levantar sobre nossa aprendiz e pelas aulas que tivemos no clube nos desafiando a sermos os professores, decidimos trabalhar pelo método de resolução de problemas tornando-se um grande desafio tanto para a aprendiz como também para nós do grupo pois vínhamos de uma escola que adotava um método muito tradicional onde o professor sempre era o centro da aprendizagem já no método de resolução de problemas como dizem
Soares e Pinto (2000) é preciso fazer com que os alunos tornem-se pessoas capazes de enfrentar situações diferentes dentro de contextos diversificados, que façam com que eles busquem aprender novos conhecimentos e habilidades. Só assim estarão melhor preparados para adaptar-se às mudanças culturais, tecnológicas e profissionais do novo milênio. Dentro dessa metodologia nosso papel como professores foi de incentivar e facilitar o processo da nossa aprendiz, tornando um ambiente de cooperação, de busca, de exploração e descoberta, saindo daquele contexto tradicional e tornando o aluno centro da aprendizagem.
Lembrando do bloqueio que nossa aprendiz possuía em função do medo entramos em um consenso de trabalhar através da prática randômica, que segundo Resende (2008) é feita de maneira generalizada, tarefas diversas, misturadas, mas com objetivo definido.

Tendo em vista que nosso papel é o de facilitar a aprendizagem, optamos por utilizar poucos feedbacks extrínsecos (visual e verbal), para não ocorrer uma dependência da aprendiz e não gerar uma sobrecarga de informações. Assim, na maior parte do processo foi utilizado feedback intrínseco, onde Schmidt (1993) APUD Cunha (2003) diz que é a informação fornecida como uma conseqüência natural da realização de uma ação. Todos os aspectos dos movimentos intrínsecos à tarefa podem ser percebidos mais ou menos diretamente, sem métodos ou aparelhos, ou seja, através dos órgãos sensoriais e proprioceptivos.
Reforçando ainda mais que ela deveria buscar as soluções para os desafios lançados.
Bibliografia:
Cunha, Fábio Aires, 2003 - Feedback como Instrumento Pedagógico em aulas de Educação Física .
Resende, Januária Andréa, 2008 - Aprendizagem Motora
Soares, Maria Teresa Carneiro; Pinto, Neuza Bertoni, 2000 -
Metodologia da resolução de problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário